História da Lagoinha
Por volta do ano de 1800, na região o que predominava era os elementos da caatinga.Nesta região encontrava-se os Lagoinhas uma família da cidade de Àgua Branca, sendo que a Lagoinha pertencia a esta cidade. No ano de 1860 a fazenda Alagoinha foi vendida a Antônio Martins Bezerra de Souza que vinha do estado de Pernambuco com sua família.Chamada de "LAGOINHA" pelos primeiros habitantes , ela recebeu este nome porque existia pequenas e grandes lagoinhas na região, que até nos dias atuais é possível encontrar algumas delas,daí originou o nome de "LAGOINHA", com algum tempo foi habitada por novos moradores de diferentes familias .Com isso, o lugar foi evoluindo e recebeu o nome de "POVOADO LAGOINHA", daqui algum tempo passará a ser Distrito.
Lagoinha,município de Delmiro Gouveia-AL aproximadamente 7km de distancia da cidade .Desfruta das mais belas paisagens do Rio São Francisco que passa pela região e do próprio lugar que tem uma história cultural rica, pois teve a honra da presença do Rei D.Pedro II e também os cangaceiros de Lampião.
Em 1878, foi construída a estação Great Western, pelo próprio D.Pedro II .A linha de trem vinha da cidade de Jatobá /PE até a cidade de Piranhas /AL para tranportar passageiros e cargas até a mesma cidade. Sabendo da FAZENDA LAGOINHA, ele trabalhava o dia e ao final da tarde hospedava-se na casa do Antônio Martins B. de Souza, que atualmente é a casa de Maria Duca Moreira. D. Pedro II hospedou-se na Alagoinha porque naquela época não existia ainda o "POVOADO PEDRA", apenas uma casinha na região. No período que D. Pedro passou na Fazenda, Apolinário e Silvana fugiram do trabalho escravo do Rei. Acabaram se escondendo nas extremidades do Rio São Francisco, onde fundaram o Povoado Gulinha que atualmente é o Povoado Cruz. Na volta para o Rio de Janeiro o Rei D. Pedro II levou contigo Saturnino, filho do Antônio Martins B. de Souza que passou aa morar na corte real.
Em 1930, estiveram presentes também cangaceiros de Lampião, onde um deles era Curisco que era o líder .Deixaram muitos moradores assustados, através da fama que era anunciada dos mesmos. Os moradores sabendo que o bando de Lampião estavam chegando na Lagoinha, fugiam para o Latado ,lugar afastado do Povoado para passar o tempo necessário até que os cangaceiros fossem embora. Em uma destas visitas de Curisco , ocorreu troca de tiros na região porque o mesmo queria se aproveitar financeiramente dos moradores . O Lampião em suas rondas próxima a Lagoinha conheceu a Maria Bonita, filha da Déia e José Felipe e era também casada com um sapateiro conhecido por Nenê. Os pais de Maria Bonita moravam na Lagoinha que até nos dias atuais tem parentes na Lagoinha, podemos citar o senhor Jovito Moreira, a mãe dele era prima da Maria Bonita.
Com essa história podemos dizer que temos uma região Cultural rica e que precisa ser a cada dia explorada de maneira satisfatória!
VIVA A LAGOINHA E OS SEUS 150 ANOS DE HISTÓRIA!!
Aos nossos visitantes
Neste site você poderá navegar e encontrar as mais lindas belezas naturais do Distrito Lagoinha, situado no municipio de Delmiro Gouveia-AL.Além de conhecer a história do Distrito você disfrutará de novidades sobre beleza e muito mais com o nosso amigo Elídio Moreira. Para tanto damos as boas vindas e continuem nos visitando.Obrigado.....Equipe Lagoinha "Beleza Confirmada".